Como organizar uma formatura inesquecível

20 coisas que não podem faltar no seu casamento
20 coisas que não podem faltar no seu casamento
22 de outubro de 2014
Vestidos de noiva: as tendências para 2018
5 de novembro de 2014
Exibir tudo

Como organizar uma formatura inesquecível

Como organizar uma formatura inesquecível
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Depois de muitos anos de estudos, é grande a expectativa dos estudantes para a formatura. É uma vitória importante tanto para o estudante universitário como para a família e os amigos. Todos querem comemorar com uma grande celebração.

A formatura é uma festa bem específica, não é a mesma coisa que organizar uma festa de casamento ou aniversário. Mas, como todas as festas, esta também exige cuidados e planejamento. Para que tudo dê certo, vamos ver aqui algumas dicas essenciais.

Como organizar uma formatura inesquecível

10 dicas para o sucesso de sua formatura

1. Planejamento antecipado

Devido ao grande número de envolvidos, a festa de formatura exige um grau de organização muito maior. As turmas costumam começar a esquematização da festa 1 ano antes da formatura. Um dos motivos é o parcelamento do custo total que caberá a cada estudante. Quanto antes fechar com a  empresa melhor, por que o pagamento poderá ser feito em mais parcelas. Os valores de cada parcela podem variar entre R$ 60,00 e R$ 200,00.

2. Monte uma comissão organizadora

A maneira mais fácil de organizar esta festa é montando uma comissão organizadora da formatura, em que devem participar o representante de sala e até 10% dos estudantes, ou seja, um número suficiente para cumprir as tarefas necessárias ao andamento da organização sem que o trabalho pese para ninguém. Para um funcionamento melhor, é bom especificar cargos e responsabilidades, também ir colocando prazos nas tarefas.

3. Faça um levantamento dos participantes

Antes de iniciar o trabalho, é ncessário saber quantos alunos vão aderir e podem pagar uma mensalidade até a formatura para bancar a festa. Muita gente não quer participar ou mesmo não pode financeiramente arcar com os custos. Neste levantamento, simule, três opções de mensalidade para que os estudantes escolham, especificando bem o que uma e outras oferecerão para que tudo fique bem claro.

4. Faça um trabalho transparente

Para que não haja dúvidas e a classe possa acompanhar a organização, todos os custos devem ser colocados numa planilha. É bom que todas as decisões tomadas também sejam colocadas em ata, pois a comissão estará lidando com dinheiro de todos.O ideal é que toda a movimentação financeira esteja disponível a todos através de um site, com acesso 24 horas por dia. Para aliviar o custo para cada um, a classe pode optar por atividades de arrecadação de fundos, tais como festas, rifas e outras promoções. Esta comissão deve estar aberta a sugestões, que serão levadas a reuniões e só poderão ser aprovadas se forem viáveis.

5. Escolha uma data para o evento

A experiência tem demonstrado que a melhor época para a festa de formatura é no início do ano seguinte ao da conclusão do curso. Isso porque o final do ano com suas festas de Natal e Ano Novo é um pouco tumultuado, muitos estudantes viajam com a família e é bom evitá-lo. A melhor data é no dia seguinte a colação de grau ou no próprio dia.

6. Escolha uma empresa

Existem muitas empresas organizadoras de eventos de formatura. Elas facilitam muito a vida dos estudantes, uma vez que um evento deste porte exige muito trabalho e muitos detalhes. O melhor é escolher uma empresa que seja recomendada, que se possa verificar sua documentação e pesquisar seu histórico. Peça para ir a alguma festa que ela esteja organizando agora e conheça o trabalho pessoalmente. Antes de assinar o contrato, verifique ainda se existe algum processo judicial em que a empresa está envolvida e cheque se há reclamações contra ela no Procon. Na internet também existem diversos sites em que os usuários registram reclamações.

7. Registrando o evento

Lembre-se de contratar fotógrafos profissionais para fazer as fotos oficiais do evento. Verifique o custo total e o que caberá a cada estudante, deixando bem definido quantas fotos, em que formato e que tipo de fotos eles vão ter direito por este valor.

8. Entretenimento original

Você pode ter algumas idéias originais para abrilhantar a festa. Que tal uma cabine de fotos montada no local da festa de formatura? Assim, os estudantes e convidados poderão tirar fotos utilizando acessórios originais e ainda levar de lembrança. Pode ser uma brincadeira muito legal!

9. Fique atento a imprevistos

A comissão tem que estar atenta ao número de adesões e à movimentação do caixa. Se cada estudante fizer o pagamento direto à empresa que for contratada, é bom acompanhar para evitar surpresas. Alguns estudantes, embora tenham aderido à festa inicialmente, podem vir a ter dificuldades de pagar as mensalidades combinadas. Nesse caso, a melhor solução é um bom diálogo e encaminhar a melhor forma de resolver a situação.

10. Escolha bem o local do evento

A escolha do local de realização da festa de formatura deve ser feita com bastante antecedência. Se a empresa realizadora do evento não indicar ou possuir local, se o local indicado não agradar, a turma pode optar por procurar outro local que ache mais adequado. Para calcular o tamanho do espaço, defina a média de convidados que cada estudante poderá levar. Tendo o total de convidados esperados é possível alocar o espaço ideal. Alguns itens devem ser checados com cuidado: acesso, segurança (extintores e portas de emergência), palco e estacionamento.

Você já organizou uma festa de formatura? Conte para a gente a sua experiência!

Comments

comments

Deixe uma resposta

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×
× WhatsApp