Image
Topo
Menu
11 de setembro de 2014

10 dicas para organizar sua lista de casamento sem estresse

262 Flares 262 Flares ×

A organização do casamento é sempre uma tarefa trabalhosa, que exige muita dedicação por parte dos noivos. Todos os detalhes da cerimônia religiosa e da festa devem ser preparados com atenção para que imprevistos indesejáveis sejam evitados, tornando o grande dia realmente inesquecível.

Uma das tarefas que mais exige tempo e disposição do casal é a organização da lista de convidados. Para facilitar esta tarefa, separamos algumas dicas que ajudarão os noivos a preparar a relação dos convidados com mais facilidade e sem estresse.

Uma das tarefas que mais exige tempo e disposição do casal é a organização da lista de convidados.

10 dicas para organizar sua lista de casamento sem estresse

1 – Antecedência

A lista de convidados, assim como a maioria dos preparativos do casamento, deve começar a ser feita com antecedência, para evitar correria próxima à data do evento. Normalmente, a lista começa a ser elaborada com antecedência de 1 ano a seis meses.

2 – Quantidade de convidados

Defina quantas pessoas serão convidadas para a cerimônia e para a festa do casamento. Sem este parâmetro, é impossível começar a listar os nomes de quem o casal pretende convidar.

No caso da festa, crianças costumam não ser consideradas na contagem dos buffets, devido à pouca quantidade de itens consumidor. Porém, confirme com o responsável pela realização da celebração.

3 – Agrupamento

Para facilitar a inclusão dos nomes e quantidades de convidados que entrarão na lista, faça pequenos grupos de pessoas. Isto facilita o trabalho, além de evitar que os noivos se esqueçam de alguns convidados. É possível dividir as pessoas em grupos como padrinhos e madrinhas, familiares da noiva, familiares do noivo, colegas de trabalho da noiva, colegas de trabalho do noivo, etc.

Outro detalhe importante é contar com o fato de que algumas pessoas só comparecerão ao casamento se puderem levar um acompanhante. Assim, é de bom tom, nestes casos, deixar um convite em aberto para estas pessoas.

4 – Evite listas separadas

As listas podem até ser feitas de separadamente, porém, a relação definitiva deve ser única. Além de evitar confusões, o número de convidados costuma aumentar com listas separadas, o que pode extrapolar os planos e incidir sobre o orçamento destinado ao casório.

5 – Confirmação de presença

É possível pedir a confirmação da presença de convidados ou acompanhantes, por telefone ou via e-mail. Obviamente, nem todos confirmarão, mas cerca de 80% costumam confirmar.

6 – Convidados inesperados

Uma amiga quer levar alguém na festa e você não quer falar não? Não se preocupe, pois alguns convidados sempre acabam não comparecendo – o que dá lugar a outros.

Porém, não se permita passar apuros. Caso não considere conveniente o pedido, fale abertamente para a pessoa que a lista está fechada e não há como incluir pessoas.

7 – “Não comparecimento”

A porcentagem de convidados que não comparecem ao evento vai de 10% a 20% – segundo estimativas de especialistas em festas de casamento. Assim, convidados inesperados não costumam causar muitos problemas.

No entanto, considere esses índices para resolver casos especiais, como o descrito no item anterior. Jamais prepare a lista incluindo 10% ou 20% a mais de pessoas.

8 – Tickets individuais

Os buffets costumam oferecer aos noivos pequenos bilhetes que dão direito à entrada da pessoa no local do evento. A estratégia é muito bem vinda e facilita o controle de convidados.

9 – Revisão

Sempre que incluir ou retirar nomes, a lista deve ser revisada. Peça para alguém da família ajudar na revisão para que nenhum convidado seja esquecido. Jamais comece a entrega dos convites sem antes fechar a lista.

10 – Fechamento

A lista pode ser fechada com até dois meses de antecedência do evento. Este período é suficiente para que os convidados se preparem para o casamento.  Além disso, é possível fazer alterações com tranquilidade, antes da data.

Você já começou a planejar a sua lista? Quais critérios tem escolhido? Compartilhe nos comentários!

Quer receber no seu e-mail as últimas novidades da Papel Vivo?

Cadastre seu e-mail abaixo:








Comentários

comentários

Postado por

Categorias

Sem Categoria

262 Flares Twitter 0 Facebook 262 Google+ 0 262 Flares ×